As Serviçais - O livro


MA-RA-VI-LHO-SO!!!!!!!

Adorei! Sem passagem pela casa partida, segue já para a minha lista de livros preferidos de TODO O SEMPRE.
A história é-nos dada a conhecer pela voz de 3 personagens: Skeeter, uma mulher branca de 24 anos, que regressa a casa da faculdade e descobre que a criada negra que a criou foi-se embora sem lhe dizer nada; Aibellen, uma criada negra, que cria crianças brancas e faz a lida da casa. Trabalha para uma amiga de Skeeter, a Elizabeth; e finalmente temos a Minny, uma criada negra, que esta sempre a ser despedida das casas onde trabalha, por ser demasiado respondona (muito engraçada esta personagem).
Todoa a história retrata as condições de vida e de como era tratados os negros no Mississipi, nos anos 60: desde matá-los por usarem o wc dos brancos (sim, sim era tudo separado), de não poderem frequentar as bibliotecas e as escolas juntamente com os brancos, de maltratarem as criadas domésticas, que lhes criavam os filhos... enfim, algumas passagens são realmente penosas de imaginar.
É uma boa leitura para conhecermos o que aconteceu, o sofrimento que houve, os riscos que as pessoas correram para chegar ao que são hoje.

Recomendadíssimo!



P.S.: Estou a ver o filme e depois coloco aqui a opinião sobre ele.
        Em Janeiro li 3 livros yyyyeeeeeeeeeeeeeeeeee, agora não sei o que leia. Estou perdida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cinema #19 e #20

Siga o baile!