Cinema #43 * spoilers

 
Quando existem filmes que são baseados em livros, gosto sempre de ler os livros primeiro.
Toda a gente sabe (agora fez-me lembrar a música do vocalista dos Azeitonas, aquela música dos homens são animais e blá, blá, blá... desculpem, já estou a desviar-me do assunto, esta constipação está a atingir-me os neurónios...) que os livros são sempre melhores do que os filmes e sinto que se vir o filme primeiro fico defraudada... Aconteceu-me uma vez ver o filme (Expiação com a Keira Knightley) primeiro, porque o dvd era alugado e não tinha tempo para ler o livro e não gostei da experiência. Enquanto, depois lia o livro do filme que já tinha visto, estava sempre a imaginar as cenas do filme e isso é coisa para limitar a imaginação de uma pessoa. E logo eu que sou pessoa dada à imaginação e ao desvio de pensamentos, causou-me frustração.
 
Isto tudo para dizer que obviamente li primeiro o livro e depois vi o filme.
Li, por conselho de outras pessoas, e por ler e ouvir em todo o lado que esta triologia era realmente espectacular e deixáva-nos agarrados à história e beca, beca...
Amigos, deviam ter-me dito que era recomendado a pessoas com paixão por livros policiais ou com mistérios de assassínios.
A mim custou-me muito ler até metade, e senhores aquilo é grande, por isso foi um suplício chegar realmente a parte que começou a ter interesse para mim.
Achei as 2 principais personagens completamente sem sal, o Mickael e a Lizbeth: ele anda ali ao sabor do que os outros querem que ele faça e ela é passada da marmita, mas no final ah apaixona-se pelo Mickael. Oh senhores... e psicólogo para os dois, não?
 
Em relação ao filme: detestei.
Eu percebo quando está escrito, que o filme é baseado no livro. Obviamente não se puderá colocar lá a história completa com todos os pormenores, pois tornaria o filme chato e comprido e quer-se uma obra apelativa aos espectadores, mas...
... por favor, não mudem a história do livro!
Foi isso que aconteceu neste filme. Vários momentos importantes foram completamente distorcidos no filme. Eu só pensava: "Caraças, mas isto não aconteceu assim? mas estão parvos ou quê?"
Não gostei nadinha... Não, que a minha opinião valha alguma coisa, mas pronto...
 
Sinceramente, não sei se vou ler os outros 2 volumes desta triologia. Se decidir pegar neles, vai ser só daqui a algum tempo, mas como eu não gosto de deixar nada a meio, é provável que lhe dê uma oportunidade sim.
 
Recomendado a amantes do género policial.
 
 
 
 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cinema #19 e #20

Siga o baile!