Cinema #21



MA-RA-VI-LHA!
Opah gostei tanto!
Isto até deve ser estranho não é? Já que eu estou sempre a falar mal dos filmes que vejo, então mas o que querem? Tenho tido pouca sorte é o que é!
Com este não! Inicialmente não liguei nenhuma ao anúnciode um filme sobre emigrantes português em França, mas depois com as boas críticas que li pela net e com as opiniões de amigos que já tinham ido ver, fiquei muito curiosa e tinha que o ver!
Adoro a Rita Blanco! Ela é uma excelente actriz e enche o ecrán! Atrevo-me a dizer que o filme é ela, mas pronto seria injusta para actores como o Joaquim de Almeida e a Maria Vieira e os outros menos conhecidos que também ajudama  compor o "ramalhete".
Eu achei muito interessante ver os nossos hábitos bem portugueses ali "escarrapachados" e a abanar a cabeça a dizer que sim é mesmo assim.
O bacalhau, as marmitas, os gritos, a linguagem brejeira, a humildade, a saudade do nosso país, o trabalhar de sol a sol para um dia voltar a Portugal e comprar uma casa e algum terreno para poder passar a reforma descansado, o deixarem os outros pisarem em cima, o fado, a vergonha dos pais terem profissões humildes... enfim estava tudo ali!
Somos um país e um povo com tanto potencial e tão mal aproveitado...
Já na parte final do filme quase que caía uma lagrimita... caraças... esta coisa da idade faz as pessoas moles...

Recomendadíssimo!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Da sociedade

Cinema #19 e #20